Espaço, Culturas e Desenvolvimento

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2011/2012

Código: DESP20012
Sigla: ECD
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias
Semestre/Trimestre: 1º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
ERASM 5
DESP 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Carlos José das Neves Moreira Cardoso da Cruz
Corpo docente: Carlos José das Neves Moreira Cardoso da Cruz

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Problematiza os fundamentos dos fenómenos de mundialização e contextualiza-os no espaço e no tempo
Analisa os fundamentos da história das cidades e identifica in situ as suas principais contribuições para as suas características morfológicas e sociais
Distingue e problematiza os factores que originaram os espaços urbanos e as cidades.
Conhece as principais tendências de uso do solo nas cidades e reconhece espacialmente os locais onde elas ocorrem
Analisa as principais características e problemas do património material das cidades e identifica-as espacialmente
Reconhece e identifica os problemas sociais e ambientais das cidades
Analisa as características dos principais instrumentos de Ordenamento do Território de âmbito local e reconhece as opções territoriais que contêm
Conhece as tendências existentes na formulação de políticas de valorização do património construído
Conhece as tendências existentes na formulação de políticas sociais urbanas
Conhece as tendências existentes de surgimento de novos espaços de lazer e de recreação.

Programa

A disciplina de Espaço, Culturas e Desenvolvimento tem dois grandes objectivos. O primeiro consiste em proporcionar aos alunos a aquisição de competências relacionadas com a compreensão dos problemas sociais e culturais do mundo contemporâneo mediadas pela evolução das formas de interacção espacial a várias escalas, com especial ênfase para os processos correlatos da mundialização da economia e da intensificação dos transportes de mercadorias, pessoas e de informação.
O segundo apresenta um carácter operativo, predominantemente técnico, e procura proporcionar aos alunos dos diferentes cursos a que se destina conhecimentos técnicos sobre as temáticas do património, da animação cultural e do desporto em relação com as figuras de Ordenamento do Território e com os instrumentos de intervenção pública existentes actualmente em Portugal nestas áreas, bem como do seu enquadramento teórico, administrativo e político.
Tratam-se de temas e conteúdos actuais e até candentes da sociedade portuguesa, numa altura em que se discute, por exemplo, o que fazer aos terrenos do actual aeroporto da Portela, após a construção da nova cidade aeroportuária. As questões urbanas da habitação social, da exclusão e das tensões nas cidades, da reabilitação do património existente, quer estejamos a falar de edifícios ou de bairros históricos, da construção de cidade e do processo de desenvolvimento urbano através do qual ela se faz, sobretudo pela existência de novos espaços altamente qualificados, muitos deles ligados ao desporto e ao lazer, são temas a abordar.
O Ordenamento do Território e os seus instrumentos legais, bem como os actuais e previstos programas de intervenção e de qualificação do território, são os instrumentos utilizados pela Administração Pública, em parceria com os privados, para ajudar a resolver os problemas diagnosticados, introduzir novas centralidades e melhorar a qualidade de vida da população. Por isso e por serem na prática os instrumentos disponíveis de intervenção na sociedade fora das iniciativas particulares da sociedade civil o seu conhecimento técnico e o seu enquadramento é também imprescindível a todos os que venham a ter uma intervenção nesta área.
Por último referir que a disciplina terá metodologias de trabalho (vide tópico 4, Estratégias e Metodologias de Trabalho), que propiciarão o tratamento técnico e operacional de um grande conjunto de sub-temas de acordo com os interesses diversificados dos alunos.


Métodos de Ensino

O trabalho desenvolvido na UC será objecto de :
- avaliação contínua
- avaliação sumativa
Os elementos de avaliação sumativa são o trabalho de grupo, (eventualmente substituído por um trabalho individual) e um teste presencial.

Modo de Avaliação

Provas e Trabalhos Especiais

Saída de Campo

Página gerada em: 2024-05-14 às 01:18:21